quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tudo vale como gancho

É engraçado como, depois de a gente se criar na profissão - ou no meu caso, estar em criação -, é possível perceber qual matéria foi indicada por um assessor de imprensa e qual foi feita pelo jornalista de forma espontânea.

Nessa loucura em que nós, assessores, vivemos, qualquer notinha pode servir de gancho para uma sugestão de pauta sobre algum cliente. É impossível ler um jornal, um site, ver um programa de TV e não imaginar se tal cliente não poderia entrar aqui ou ali...

Sem percebermos, nossa visão de telespectador ou leitor vai virando uma visão critica e investigativa. Tudo pode ser notícia, desde que vc encontre o gancho certo!

E vejam, em uma matéria do site de notícias da Record, R7, até o Big Brother Brasil tem ajudado alguns dos nossos companheiros de profissão:


Mancha no buço da ex-BBB Morango tem prevenção e cura, diz dermatologista
Entenda a causa da pigmentação dessa área e conheça métodos eficazes para removê-la


Nadia Heisler, do R7

Foto por Frederico Rozario/TV Globo



O "bigodinho" de Angélica virou polêmica em todo o BrasilDepois de muita polêmica sobre o “bigodinho” da mais recente eliminada do BBB 10, Angélica, mais conhecida como Morango, tudo foi finalmente esclarecido.

De acordo com Morango, o grande problema, ao contrário do que muitos pensavam, não é a falta de depilação na área do buço, mas sim as manchinhas escuras da região acima dos lábios, que causam essa impressão. Como a ex-participante do BBB 10 é bem clarinha, o “defeitinho” fica ainda mais visível.

O grande problema é que Morango não é a única que sofre com isso. De acordo com a dermatologista Shirlei Borelli, essas manchinhas são denominadas melasmas e são decorrentes da ação do sol junto a uma predisposição genética. Segundo a dermatologista Juliana Mácea, outros fatores também podem desencadear os melasmas, tais como as disfunções hormonais, a gravidez - fase na qual a mulher deve redobrar a atenção com os cuidados com a pele - e o uso de anticoncepcionais orais, dependendo da pessoa.

Prevenir

Ao fazer depilação, os cuidados devem ser redobrados.

De acordo com Shirlei, “isso pode irritar a pele e, assim, ficar exposto ao sol sem proteção adequada pode fazer com que a região escureça ou fique pigmentada”.

Por isso, é imprescindível usar filtro solar todos os dias, mesmo quando não há sol. É igualmente importante repassar o produto de duas em duas horas. Escolha um filtro solar de fator mínimo de 25, para o dia a dia, e acima de 40, quando a exposição ao sol for mais intensa.
Para não correr o risco de ficar com a pele desidratada ou oleosa demais, vá ao dermatologista e peça que ele recomende um protetor solar específico para seu tipo de pele. Segundo Shirlei, existe uma opção de depilação para quem tem predisposição a desenvolver manchas na pele.

- O laser apropriado para depilação, com energia adequada (que depende da pele e da cor e do tipo de pelo de cada um) e utilizado com o método correto (que deve ser decidido pelo médico experiente) é um modo muito eficaz de retirar pelos sem risco de deixar a pele pigmentada porque não causa irritação, como a cera faz em algumas pessoas.

É importante esclarecer que os melasmas não tendem a melhorar com o tempo. Segundo Juliana, elas podem desaparecer apenas nos casos de gestantes (algum tempo depois do parto) e mulheres que já estão na menopausa.

Remediar

As pessoas que já possuem a região do buço mais escura, podem procurar por tratamentos alternativos feitos por dermatologistas especializados. Segundo Shirlei, esses tipos de manchas podem ser tratados com luz intensa pulsada (um tipo de tratamento feito com consultório dermatológico), peelings clareadores (ideais para remoção de manchas, que associam ácidos e ativos clareadores na composição) e até com laser fracionado (um procedimento relativamente novo, bastante eficiente para retirar manchas e para a recuperação da pele) que, de acordo com a especialista, é muito seguro. Shirlei ainda afirma que os produtos utilizados nesses tratamentos já estão bastante evoluídos, sendo desenvolvidos com base em muita pesquisa e tecnologia e, portanto, são pouco irritativos, causando pouca vermelhidão e descamação da pele. E por falar em tecnologia, Juliana cita o fraxel laser, um tratamento bastante moderno indicado para manchas mais resistentes.

- São necessárias de uma a três sessões com intervalo de quatro semanas e o procedimento é um pouco doloroso, feito com o uso de creme anestésico. O melhor procedimento para cada um depende de cada caso e cabe somente ao dermatologista fazer essa avaliação. Segundo Shirlei,"o tratamento depende da profundidade da lesão, da localização da mancha e também do tipo de pele e dos hábitos do paciente. O custo do tratamento das manchas também varia de acordo com o método escolhido e com o número de sessões necessárias".

Lembre-se de que, com qualquer tratamento, é fundamental o uso diário de filtro solar, pois o sol pode fazer a mancha voltar. Atenção: as peles mais morenas são as que requerem mais cuidados nesses tratamentos para manchas.

- Eventualmente há necessidade de preparação prévia e cuidados no pós-procedimento, pois são peles que possuem uma pigmentação bastante diferenciada e nem todas se saem bem com todos os tipos de tratamentos. Creminhos e afins Alguns cremes, que podem ser prescritos pelo dermatologista e feitos em farmácias de manipulação, ou até mesmo encontrados em farmácias comuns, também podem se tornar excelentes coadjuvantes no tratamento do melasma. Porém, de acordo com Shirlei, sozinhos eles não são suficientes para a obtenção de bons resultados. A dermatologista Juliana recomenda cremes a base ácido retinóico e hidroquinona, para serem aplicados à noite, mas sempre sob a orientação médica.

***************

Além de engraçada, essa maneira de procurarmos gancho em qualquer fato que tenha virado notícia, é também muito divertida!

A sacada do assessor de imprensa que viu no "bigodinho" da Morango uma oportunidade de inserir seu cliente, a dermatologista, numa sugestão de pauta foi, realmente, muito boa e criativa!

Palmas para nosso coleguinha de profissão!

Beijos, Jujuba

Um comentário:

Aline Kelmer disse...

Ser observador é importantíssimo. Mas despir-se de qualquer preconceito é imprescindível em nossa profissão. Por isso, ao ler o jornal, não devemos fazer cara feia para nenhum caderno ou editoria, ler tudo torna-se obrigaçao para quem quer ser daqueles profissionais completos.
Ai eu que não gosto de BBB's tô frita! rs
bj, Aline