quinta-feira, 11 de março de 2010

Falso Fofo X Sincero Cruel

Para aqueles que, como eu e Aline, são assessores de imprensa, isto é, a espécie mais odiada pelos próprios jornalistas, não é raro se deparar com certos tipos "certos" de jornalistas.

Encaramos todos os dias a realidade de enfrentar o jornalista na correria que é a sua vida dentro da redação. O que se segue depois do famoso "Olá, fulano, aqui é Juliana da assessoria da empresa X. Queria conversar sobre uma sugestão de pauta que enviei para vc ontem..." é uma sucessão de reações, que, por vezes, correspondem a dois tipos "básicos" de jornalistas.

Os Falsos Fofos e os Sinceros Cruéis.

Outro dia debatemos aqui na assessoria qual dessas duas classes era pior.

Os Falsos Fofos são aqueles que te atendem suuuuuuuper bem, adoooram a sua pauta e dizem que vão avaliá-la. Alguns chegam até a pedir para vc ligar novamente no dia seguinte. Aí vc, assessor inexperiente, fica super feliz pq o jornalista do jornal tal gostou da sua pauta e tudo vai dar certo!

No dia seguinte, vc liga tooodo todo, simpático e crente que conseguiu fazer um novo amigo. Aí vc diz quem é e lembra a ele da sua pauta. O jornalista mega fofo - pq esses são fofos - diz q lembra de vc, que lembra da pauta, que lembra que gostou, mas que, infelizmente, ainda não leu e pede pra vc ligar outro dia. Vc, um pouco decepcionado, espera tres diazinhos, dá tempo do coleguinha se organizar, ler sua pautinha e voltar a achá-la suuuuuuuuuuper bacana e liga de novo.

Aí o que ele diz?

Que não recebeu e pede para vc reencaminhar.

Vc manda de novo e espera mais um tempo para ligar... Qdo liga, qual a resposta dele?

"Ainda não tive reunião de pauta..."

A saga se repete infinitamente e a pauta não rola NEVER!

Esse é o Falso Fofo. Te trata super bem, mas te enrola igual fio de novelo de lã.

Já o Sincero Cruel é diferente. É um tipo mais curto e grosso, sabe?

Vc dá aquela entrada automática do "Olá, fulano, aqui é Juliana da assessoria da empresa X. Queria conversar sobre uma sugestão de pauta que enviei para vc ontem...".

E ele responde bruscamente: vi, mas nao vou usar. O tom é tão "amigável" que vc apenas desliga sem coragem de argumentar.

Isso quando ele não te deixa terminar a frase. O que é bem comum tbm:

"Olá, fulano, aqui é Juliana..."

"Não vou usar".

Ou então ele responde seu e-mail! Aí vc vê o nomezinho na sua caixa de entrada e fica suuuuper feliz pq nao vai precisar ligar pra fazer o Follow. E a msg diz o seguinte:

"A coluna não faz publicidade."

Ha há, q gentil...

Tem tbm aqueles e-mails enigmáticos. Vc clica na msg e até demora pra achar a resposta. Aperta bem olho e encontra, geralmente em azul, um misterioso:

"Ok".

Aí vc faz aquela cara de "Hã?" e se pergunta se o OK significa "Ok,vou usar" ou "Ok, recebido o e-mail".

Há ainda aqueles que falam de maneira meeega grossa q a sugestão é vazia, nao tem conteúdo, não tem gancho, não tem absolutamente valor nenhum para o mundo jornalístico e, no final, revelam q nem leram a sugestão...

Juro, isso ja aconteceu comigo!

Mas entre o eterno sorriso superficial e a efêmera cara feia, cheguei a conclusão de que prefiro a cara feia.

Melhor um Sincero Cruel que acabe com todas as minhas esperanças logo, do que um Falso Fofo que me prenda eternamente em follows que não vão dar em lugar nenhum...

Ideal mesmo seria se todos fossem Sinceros Fofos. Dizendo sempre sim e aceitando todas as sugestões.

Contudo... A emoção está exatamente na dificuldade, certo?

Beijos Ju

Um comentário:

Pedro Serra disse...

Fiz uma autoanálise aqui... acho que eu sou o falso fofo, mas não é por maldade. Tem um quê de desorganização, uma pitada de "quem manda é o chefe" e um gostinho de "eu não sei dizer não".

Devo dizer, porém, que as assessorias não são odiadas, não aquelas que mandam pautas e sempre nos ajudam. As odiadas são as que escondem informações (geralmente as de clubes de futebol), ou não fazem a mínima de ideia de para onde estão vendendo a matéria. Tipo, eu sou do esporte, então why the f**k eu recebo tantas pautas de beleza...

Bjs meninas... e boa sorte com o evento. Se quiserem me passar uma pauta, podem deixar que eu dou aqui no jornal (ou pelo menos serei superfofo ao telefone).