terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os segredos da conquista


A primeira vista, parece um texto sobre relacionamentos amorosos. Mas, de fato, não é. É, sim, uma história de convivência e construção de relações entre seres humanos. Costumo comparar o trabalho em uma assessoria de imprensa ao processo de conquista entre dois seres humanos: de um lado, o assessor, apaixonado pelo seu objeto, a pauta, que precisa "cativar" o seu alvo, o jornalista, através de palavras e raciocínios bem elaborados. Do outro, o jornalista, centrado no universo da redação, atolado de papéis e e-mails, precisando dos "ares" novos trazidos e idéias criativas que devem vir da assessoria.

O processo de "venda" da pauta pode ser equiparado aos passos iniciais da relacionamento: aquele que está interessado, procura, liga, é insistente, persiste para chamar a atenção. Na outra ponta, quem está menos interessado e precisa "ser cativado", faz um jogo: finge que não leu, que não ouviu, que não está nem aí...Até que o jogo é revertido!

O "conquistado" cai no vazio, percebe a ausência de algo que "nutra" os seu espaço (o jornal) e vai em busca de um sentimento (matéria) que o preencha. A magia acontece: o alvo, agora, conquistado, procura o jornalista! Quais são então as dicas para atingir o sucesso?

Em primeiro lugar, é preciso amar a sua pauta, ter afinidade com ela e saber que veículo, público e jornalista você quer cativar. Quem é seu alvo? Pense sobre isso. Em seguida, elabore seu texto de forma clara e envie sua sugestão com precisão cirúrgica: a pauta certa, para a pessoa certa. Isso evita constrangimentos e decepções de ambos os lados.

Posteriormente, relembre o jornalista sobre a pauta, sua relevância e atualidade. Caso ele goste, ele vai se interessar, faz parte do trabalho do assessor "saber seduzir com palavras". Mas, palavras não bastam. O assessor precisa agir, ser rápido e entrar em ação quando uma informação precisa ser apurada.

Assessor também é jornalista e traz na alma aquela curiosidade que move o repórter. Conquistar é um trabalho árduo, construido a cada dia, como os relacionamentos humanos. A assessoria traz em si um pouco dos segredos da conquista: insistir é preciso e, para alcançar bons resultados, vale a pena.


Isabela Pimentel

Um comentário:

Juliana Borel disse...

Isso mesmo. Saber de cabo a rabo sobre o q trata a sua pauta é fundamental para que o jornalista seja mais facilmente cativado. Afinal, eles são praticamente como Mulheres que fazem doce... Um pouquinho do ingrediente certo e eles são conquistados...